diferença 1 din 2 din

Quando presto algum suporte técnico ou atendimento sempre que eu falo 1din ou 2 din o cliente fica pensativo e logo percebo que ele não tem a menor ideia do que estou falando. A primeira questão é qual a diferença de 1 DIN e 2 DIN?

Antes de mostrar as diferenças vamos entender o que é DIN.

O que é DIN?

DIN é a abreviação de Deutsches Institut für Normung, (Instituto alemão de padronização), é como se fosse a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), só que na Alemanha.

A norma DIN mais famosa no mundo automotivo é a DIN 75490 que especifica os padrões de dimensões das unidades principais (rádio, CD player, Central Multimídia, MP5).

O padrão DIN 75490 especifica que a unidade principal tenha 180mm de largura x 50mm de altura.

Alguns anos depois da criação da norma DIN a ISO (Organização Internacional de Normalização) adotou as especificações e criou assim a norma ISO 7736 que é adotada até hoje pelos fabricantes do mundo todo.

 

Mas porque não falamos ISO ao invés de DIN?

Por ter sido o primeiro instituto a normatizar as medidas das unidades principais (rádio, CD player, Central Multimídia, MP5), ficou fácil para profissionais do mundo automotivo adotarem essa sigla ao invés da ISO, e evita uma “confusão” que explico abaixo.

Quando um profissional de acessórios automotivos diz ISO, normalmente esta se referindo ao padrão de terminais de conexão, o mais comum é falar ISO 16 vias, mas trataremos disso em uma outra oportunidade.

Apesar de existir a normatização para as dimensões, fabricantes de automóveis criam pequenas variações principalmente quando falamos na profundidade de montagem. para quem já trabalhou no ramo entende destas dificuldades.

 

Qual a diferença de 1 DIN e 2 DIN?

Como explicamos, 1 DIN ou (single DIN) é um padrão de medidas, nesse caso a diferença é que 2 DIN (double DIN) é o dobro da altura de 1 DIN.

Se 1 DIN possui 50mm de altura o 2 DIN 100mm de altura.

diferença 1 din 2 din

Existem painéis de veículos que são fabricados para esse padrão, embora hoje seja menos comum. Alguns exemplos de montadoras que adotam 2 DIN são Hyundai Tucson, Nissan MARCH, Volkswagen POLO (antigo).

diferença 1 din 2 din

Existe outra variação de tamanho que é 1 1/2 DIN (Um DIN e Meio). Atualmente desconheço algum fabricante que utilize essa medida mas foi muito utilizado pela Chrysler.

 

Como os painéis dos veículos mudaram muito, dificilmente encontraremos esses padrões nas áreas de acabamento mas internamente elas ainda são utilizadas, exemplo é o Peugeot 208 onde externamente parece 2 DIN mas a parte interna é 1 DIN.

Lembrando que atualmente o termo DIN é muito utilizado quando estamos tratando de molduras de acabamento para centrais multimídias ou MP5 universais (2 DIN)

Segue um Alerta, externamente existem variações de tamanho que não respeitam a norma DIN, alguns acabamentos podem necessitar de molduras.

 

Tudo pode parecer um pouco confuso mas o ideal é sempre consultar um profissional em sua cidade para auxilia-los na escolha.

Basicamente, quando falamos DIN estamos tratando de algo “universal”.

Na imagem da Capa temos como exemplo de aparelhos 1 DIN em um painel 2 DIN

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Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.