Não sei por qual motivo mas, cada vez mais chegar essa questão, quando fica para trocar a placa da central multimídia? Aikon, Winca.. Caska

Percebo que muitos fóruns disseminam informações muitas vezes equivocadas criadas por pessoas inexperientes que atrapalham muito a vida dos técnicos, vou explicar.

 

Por dentro da central

Uma central multimídia é composta por basicamente placas, nelas existem componentes e estes sim são os pontos defeituosos. A troca de toda a placa além de ter um custo muito maior, muitas vezes não resolve problemas. Isso mesmo, não resolve os problemas.

Na foto abaixo temos uma placa de uma central fabricada pela Winca importada pela Aikon no Paraguai.

Placa de uma Central Multimidia S90

O cliente havia enviado este aparelho a um “técnico”, estava com um problema que esta ocorrendo muito, aparecia a mensagem Please insert the app card, pois bem. No primeiro diagnóstico o cliente foi informado que se tratava de atualização de software, custo de R$180,00. Ele autorizou.

Três semanas depois, mesmo defeito. Removeu o aparelho e o “técnico” repassou o software. Pouco mais de dois meses e o defeito voltou. Desta vez o “técnico” disse que o defeito era a placa.

Não entrei em detalhes, mas teve um certo desentendimento, o cliente retirou o aparelho e enviou aqui.




Diagnóstico

Como todo conserto, muitas vezes não encontramos as mesmas causas. Neste caso não foi diferente.

Não vou dar a dica, mas o defeito era mais simples do que se pensava. Isto é, não era necessário trocar a placa da central multimídia, como 90% dos casos. Agora ela esta aqui em testes e o conserto ficara com um preço muito mais atraente.

Lembrando que basicamente essa central possui somente 2 placas, sendo a da foto acima e a que possui o conversor de vídeo que raramente apresenta defeitos. Raro mesmo.

 

Quando é necessário trocar a placa da central multimídia? 

Este recurso é utilizado em alguns casos, por exemplo, na foto abaixo:

Placa Winca Queimada por Curto Circuito

Na foto acima vemos que há um dano que chegou a comprometer outras camadas da placa, mesmo que eu conseguisse recolocar os componentes o resultado não seria ideal.

Essas placas, normalmente, são Multilayer, ou seja, multi camadas. Há trilhas abaixo dos componentes, dependendo da quantidade de camadas existem varias trilhas. Segue uma ilustração.

 

Exemplo de como funciona uma placa multilayer

 

Aqui recomendei a troca da placa para garantir um serviço bem feito, até consegui recuperar algumas trilhas mas, no futuro poderiam haver danos resultando em retrabalho ou insatisfação do cliente. Imaginem se fosse após o término de garantia. Não quero isso.

 

Outro caso onde foi necessário trocar a placa da central multimídia 

Talvez por imperícia ou defeito, ao remover um processador que seria trocado, houve um dano na placa de circuito. Segue uma foto:

Ponto Danificado, contatos do processador BGA




Pintei o ponto de preto para ajudar a identificar.

Talvez por um mal ajuste da maquina o ponto de solda do processador foi danificado, resolvi recomendar a troca do bloco de processador. Em alguns casos estes pontos são “mortos”, isto é, sem uso. Mas como não possuo o diagrama desta placa resolvi recomendar a troca.

Observem bem, eu não troquei toda a placa e sim somente o bloco de processador.

 

Placas novas possuem defeito? 

Existem alguns vícios em centrais multimídias que não foram resolvidos, por exemplo:

Cliente ligou perguntando sobre quanto ficava para trocar a placa de central multimídia Aikon, perguntei o que havia acontecido e ele explicou que, o mesmo defeito ocorreu meses atras, em garantia trocaram a placa principal, após o término da garantia (3 meses) o mesmo defeito. Central não ligava.

Expliquei as possíveis causas e que seria necessário uma investigação, dei o endereço e enviou aqui para analise.

Já relatei este defeito em outros posts, abri e identifiquei o defeito, orçamento feito, aprovado, corrigi, enviei de volta e ele esta “feliz e contente”, percebeu que o reparo ficou bem mais em conta, tem garantia maior que a loja de onde ele comprou e teve alguém que lhe explicou tudo direitinho.

Ou seja, se houvesse comprado outra placa original, talvez o defeito voltaria após alguns meses. Não é incomum isso ocorrer.

 

Conclusão

Como expliquei, trocar a placa sem necessidade tem alto custo, se há possibilidade de reparo o serviço é recomendado.

Como estes aparelhos não possuem pós venda, acabamos desenvolvendo reparos que em muitos casos, ficam melhores que os originais de fábrica. Não é incomum as centrais multimídias apresentarem vícios de fabricação. Lógico que estes defeitos são corrigidos pelas fabricas em futuros equipamentos, mas e os outros aparelhos antigos?

Cito um exemplo, em todas as centrais Aikon S90 e S100, trocamos um componente que costuma queimar. Principalmente em época de calor, superaquece e causa danos em outras peças. Muita gente nem sabe que eu troquei rsrs. É barato e evita dor de cabeça, principalmente para aqueles que enviaram suas centrais de outros estados.

Quando um técnico dizer que o defeito é a placa desconfie. Acompanhe o procedimento ou peça fotos e a placa trocada. Este procedimento evita os espertinhos que alegam trocar e não fazem o serviço.

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