Não sei por qual motivo, mas cada vez mais chega essa questão, clientes perguntando quanto fica para trocar a placa da central multimídia? Normalmente das marcas Aikon, Winca.. Caska

Percebo que fóruns disseminam informações, muitas vezes, equivocadas. Criadas por pessoas inexperientes que atrapalham muito a vida dos técnicos, vou explicar.

 

Por dentro da central

Uma central multimídia é composta por basicamente placas, nelas existem componentes e estes sim são os pontos defeituosos. A troca de toda a placa, além de ter um custo muito maior, muitas vezes não resolve problemas. Isso mesmo, não resolve os problemas.

Na foto abaixo temos uma placa de uma central fabricada pela Winca importada pela Aikon no Paraguai.

Trocar a Placa Da Central Multimidia? 1
Placa de uma Central Multimidia S90

O cliente havia enviado este aparelho a um “técnico”, estava com um problema que esta ocorrendo muito, aparecia a mensagem Please insert the app card, pois bem. No primeiro diagnóstico o cliente foi informado que se tratava de atualização de software, custo de R$180,00. Ele autorizou.

Três semanas depois, mesmo defeito. Removeu o aparelho e o “técnico” repassou o software. Pouco mais de dois meses e o defeito voltou. Desta vez o “técnico” disse que o defeito era a placa.

Não entrei em detalhes, mas teve um certo desentendimento, o cliente retirou o aparelho e enviou aqui.




Diagnóstico

Como todo conserto, muitas vezes não encontramos as mesmas causas. Neste caso não foi diferente.

Não vou dar a dica, mas o defeito era mais simples do que se pensava. Isto é, não era necessário trocar a placa da central multimídia, como em 90% dos casos. Agora ela esta aqui em testes e o conserto ficara com um preço justo.

Lembrando que basicamente essa central possui somente 2 placas, sendo a da foto acima e a que possui o conversor de vídeo que raramente apresenta defeitos. Raro mesmo.

 

Quando é necessário trocar a placa da central multimídia? 

Este recurso é utilizado em alguns casos, por exemplo, na foto abaixo:

Trocar a Placa Da Central Multimidia? 2
Placa Winca Queimada por Curto Circuito

Na foto acima vemos que há um dano que chegou a comprometer outras camadas da placa, mesmo que eu conseguisse recolocar os componentes o resultado não seria ideal.

Essas placas, normalmente, são Multilayer, ou seja, multi camadas. Há trilhas abaixo dos componentes, dependendo da quantidade de camadas existem varias trilhas. Segue uma ilustração.

 

Trocar a Placa Da Central Multimidia? 3
Exemplo de como funciona uma placa multilayer

 

Aqui recomendei a troca da placa para garantir um serviço bem feito, até consegui recuperar algumas trilhas, mas no futuro poderiam haver danos resultando em retrabalho ou insatisfação do cliente. Imaginem se fosse após o término de garantia. Não quero isso.

 

Outro caso onde foi necessário trocar a placa da central multimídia 

Talvez por imperícia ou defeito, ao remover um processador que seria trocado, houve um dano na placa de circuito. Segue uma foto:

Trocar a Placa Da Central Multimidia? 4
Ponto Danificado, contatos do processador BGA




Pintei o ponto de preto para ajudar a identificar.

Talvez por um mal ajuste da maquina o ponto de solda do processador foi danificado, resolvi recomendar a troca do bloco de processador. Em alguns casos estes pontos são “mortos”, isto é, sem uso. Mas como não possuo o diagrama desta placa resolvi recomendar a troca.

Observem bem, eu não troquei toda a placa e sim somente o bloco de processador.

 

Placas novas possuem defeito? 

Existem alguns vícios em centrais multimídias que não foram resolvidos, por exemplo:

Cliente ligou perguntando sobre quanto ficava para trocar a placa de central multimídia Aikon, perguntei o que havia acontecido e ele explicou que o mesmo defeito ocorreu meses atras, em garantia trocaram a placa principal, após o término da garantia (3 meses) o mesmo defeito. Central não ligava.

Expliquei as possíveis causas e que seria necessário uma investigação, passei o endereço e enviou aqui para analise.

Já relatei este defeito em outros posts, abri e identifiquei o defeito, orçamento feito, aprovado, corrigi, enviei de volta e ele esta “feliz e contente”, percebeu que o reparo ficou bem mais em conta, tem garantia maior que a loja de onde ele comprou e teve alguém que lhe explicou tudo direitinho.

Ou seja, se houvesse comprado outra placa, talvez o defeito voltaria após alguns meses. Não é incomum isso ocorrer.

 

Conclusão

Como expliquei, trocar a placa sem necessidade tem alto custo, se há possibilidade de reparo o serviço é recomendado.

Como estes aparelhos não possuem pós venda, acabamos desenvolvendo reparos que em muitos casos, ficam melhores que os originais de fábrica. Não é incomum as centrais multimídias apresentarem vícios de fabricação. Lógico que estes defeitos são corrigidos pelas fabricas em futuros equipamentos, mas e os outros aparelhos antigos?

Cito um exemplo, em todas as centrais Aikon S90 e S100, trocamos um componente que costuma queimar. Principalmente em época de calor, superaquece e causa danos em outras peças. Muita gente nem sabe que eu troquei rsrs. É barato e evita dor de cabeça, principalmente para aqueles que enviaram suas centrais de outros estados.

Quando um técnico disser que o defeito é a placa desconfie. Acompanhe o procedimento ou peça fotos e a placa trocada. Este procedimento evita os espertinhos que alegam trocar e não fazem o serviço.

Artigo anteriorCom trocar o logo (Boot Logo) das centrais Roadrover, M1
Próximo artigoFeriado prolongado, já fez a revisão em seu carro?
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

67 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia , a central multimídia está apresentando uma falha , ao liga-la a mesma fica fazendo uns barulhos contínuos como se estivesse pressionando algum botão, Não gera imagem e quando aciona a marcha ré aparece imagem do vídeo mas não da camera de ré , aikon s90 hb20 , obrigado .

  2. Reinaldo, boa noite. Acabei de comprar uma central winca Androide 8.1 para o gol G6. Depois de instalado percebi que estava esquentando de mais, percebi quando deixei a chave no contato e me afastei por uns 15 minutos, senti um aquecimento fora do normal no painel frontal do aparelho e até no painel lateral do veiculo. Será que o aparelho está com defeito, ou, pode ser a instalação?

  3. Boa tarde, tenho um etios sedan que saiu da concessionária com uma central da wings, essa sentral está funcionando bem a uns três anos só que ontem desliguei o carro com ela funcionando normal e hoje pela manhã quando fui ligar o carro percebi que logo no inicio a logo da wings estava com uns traços azul nao dando para identificar a logo esperei até que o processo fosse terminado e a mesma entrasse na tela de funções, para minha surpresa a tela ficou cinza não dando para ver mais nada, o display está funcionando pq mesmo sem enxergar quando clico em algum local consigo mudar a musica mais com a tela toda cinza sem enxergar nada. Pode mais ou menos dize o que pode ser e o valor que fica para concerto?

  4. Boa noite, a HB20S do meu pai a uns 2 meses parou de funcionar corretamente o multimidia, pelo que vi é bluenav, no caso a tela fica preta, toca o rádio, funciona a camera de ré e as vezes desliga sozinha, talvez vocês já tenham uma idéia do que possa ser, como eu poderia estar enviando para fazer um orçamento?

  5. Tudo bem amigo? Estou com um Winka s90 e a tela está preta. Ele liga, da um monte de bips rápidos e mesmo assim entra e começa a tocar normalmente radio, dvd e etc. Ele não ejeta o CD que está dentro! Mas toca. sabendo onde estão os botões (na teoria) consigo usar o touch. Mas quando aperto o botão do Reset ele mostra rapidamente a tela que deveria estar aparecendo. É como se não estivesse acendendo a tela apenas, mas resetando ela acende. As vezes quando está frio e ligo o carro, ele funciona normal por um tempo. depois volta a dar problema. infelizmente já tenho ele há mais de 1 ano e não tem garantia. fiz vídeo do problema.

  6. Bom dia amigo, minha placa multimídia da marca M1 do Mitsubishi Lancer queimou, saindo MTA fumaça e cheiro de plástico queimado, tem como trocar a placa ou só trocando multimídia? Gostaria de comprar algum com Android q realmente funcione bem, teria algum pra indicar?? Outra pergunta, queimou após uma colisão traseira do meu carro quebrando a câmera de ré, uma semana depois queimou, tem ligação isso???_
    Att: Rodrigo, desde já agradeço

  7. Bom dia. Tenho uma central multimídia da Aikon na minha S10. Deu problema no touch screen. Não obedecia ao toque, foi limpo e voltou a funcionar. Dias depois o mesmo problema. Pedi um novo touch pelo ML, funcionando normalmente por alguns dias, mas voltou a apresentar os problemas. Segundo o técnico, depois q a placa esquenta o touch para de funcionar. O que seria?

  8. a multimídia do meu cruze é original de fabrica, ele do nada se apagou. ameaça acender as luzes do radio mas não fica acesa. derrepente ele ligou normal, funcionou a camera de ré o ar digital que aparece na tela. até eu desligar o veiculo. depois não ligou mais. parece que está com algum mau contato. poderia me ajudar?

  9. Estou com um problema com a minha multi mídia e uma aiko sou do espírito Santo . Meu filho colocou um pendraiver com viros e a mídia travo só funciona rádio . Levei né alguns técnicos que falaram que tem que ser trocado a placa pq e um cistema Windows. . Tem como você me passa o indereco para eu enviar para vc analisar

  10. Olá, a minha central funcionava perfeitamente, até que passou a roubar carga da bateria, fazendo com que a mesma descarregue se não usar o carro por dois dias. quando tiro, dá para sentir que está quente. É como se ela não desligasse. E ao religar o carro, o som do rádio fm só volta a funcionar se eu primeiro ligar o dvd ou o gps e depois voltar para o rádio. Já no dvd e no gps o som sai normalmente.

  11. Boa noite Reinaldo.
    Tenho um Hyundai HB20 com uma central multimídia da marca Aikon, não sei exatamente qual o modelo. Em certo momento de uso, a mesma travou e não voltou a funcionar mais. Ao ligar o carro, ela fica ‘presa’ em uma tela preta. Nenhum botão funciona ao ser clicado. No entanto, ao engatar a ré, a imagem da câmera funciona corretamente.
    Vocês dão assistência? Moro no interior do RJ.

  12. TENHO UMA CENTRAL MULTIMIDIA DO HB 20 BLUENAV MTXT900HB
    COMEÇOU A FALHAR LIGAVA E DESLIGAVA SOZINHA FOI CONSERTADO TRES MESES DEPOIS MESMO DEFEITO O TECNICO DIZ QUE EM QUE TROCAR A PLACA MAE POIS TRATA-SE DE UM DEFEITO DE FIRMWARE ARQUIVO CORROMPIDO.
    VCS FAZEM ASSISTENCIA TÉCNICA,MORO EM CURITIBA.
    AGUARDO

    • Bom dia
      Muitos técnicos estão “consertando” e depois não dão a devida garantia. O problema da sua central é única e exclusivamente processador. Não tem nada a ver com firmware, software ou qualquer ware que inventam por aí. Estamos desenvolvendo o conserto, ainda é experimental pois, justamente não é algo garantido. Em breve concluo se é ou não viável mas até o momento é experimental mesmo.

      Abs

  13. E ai Reinaldo, tenho uma duvida, devido aos custos que atualmente podia gastar optei por uma central do aliexpress e andei pesquisando bastante sobre o assunto, porém como não sou técnico.. bom oque pensei futuramente comprar uma placa de por exemplo raspbarry e colocar com android dentro dessa central que poderia aproveitar a tela e a placa de saida de audio, o que achas?
    xx

  14. Boa Noite,

    Gostaria de saber o procedimento de envio da central…estou em são paulo na região de interlagos..

    Minha central é do HB20 Aikon S100, e está com um problema intermitente, ás vezes nao reproduz som dos videos e as estações FM se perdem….depois de alguma tentativas ligando e desligando o som dos videos voltam a ser reproduzidos.