Mais uma sopa de letrinhas do pessoal do Paraguai, seu lançamento agora é a Aikon 8.0, um produto com Android 6. Mas será que ela é fabricada pela Winca ou outra fabrica?

Recentemente recebi algumas questões sobre esta nova central multimídia. Normalmente são questões referentes a senhas, dúvidas no uso e até mesmo na instalação.

Um dos clientes me perguntou qual era o fabricante mas ele mesmo achava não ser Winca. Ele havia visitado o post abaixo:

https://www.reiaudio.com.br/verdadeiro-fabricante-central-multimidia-atualizado/

Vamos investigar.



Analisando a moldura

A primeira coisa que eu faço é analisar a moldura, a grande maioria dos fabricantes possuem diferenças sutis, posicionamento de botões e acabamentos exclusivos. Neste caso usei como referência a central Aikon do CIVIC, segue foto abaixo:

Aikon 8.0 Civic

O fato dela não possuir botões laterais me deixou mais tranquilo, reconheci. Segue foto da página do fabricante.Foto do Provável Fabricante da central Aikon 8.0

Mesmo assim não fiquei satisfeito. Pedi a um cliente a foto da traseira, é igual a esta:

Qual o verdadeiro fabricante?

Eu poderia afirmar que se trata de uma Klyde, mas como ela é uma montadora pode ser que seja de outro fabricante.

Todas as imagens batem, mas tanto a traseira como a frente podem ser “emprestadas” a outras montadoras.

A Klyde é uma empresa MTCB, abordo sobre este tema no post abaixo:

https://www.reiaudio.com.br/voce-sabe-o-que-e-mtcc-ou-mtcb/

Para quem quiser conhecer o site da Klyde, segue o link:

www.szklyde.com/

Como expliquei, pode ser que o fabricante não seja a Klyde mas, dificilmente terá alguma relevância tendo em vista que ela somente monta os produtos e pouco fabrica seus componentes.



Mas o fornecedor da Aikon não é mais a Winca?

Segundo um colega, não.

A Aikon não esta mais negociando com a Winca ou Roadnav.

As centrais da Winca, mesmo que problemáticas, possuíam um conserto simples e sem grandes dificuldades de peças. Inserir um novo produto poderá trazer problemas para os clientes tendo em vista que a empresa é no Paraguai, não oferece assistência técnica no Brasil, tão pouco manuais e nenhum suporte.

Quem comprar este produto terá que torcer para não dar defeito.

 

Quais as características técnicas?

Todas estas centrais possuem processador Rockchip RK3180 com 4 núcleos e 1gb ou 2 gb de memória RAM.

Limitado ao Android 6, ou seja, não consegue atualizar para novos sistemas pois o processador já esta em seu limite técnico e não foi desenvolvido para trabalhar com o Android 7

A Klyde já possui centrais com processadores Rockchip de 8 núcleos (modelo RK3688) capazes de rodar Android 7 tranquilamente.

 

Vale a pena comprar a Central Multimídia Aikon 8.0?

Por não ter garantia, assistência técnica ou qualquer tipo de suporte, se eu fosse comprar uma central desta (coisa que eu nunca faria), procurava comprar no Aliexpress. Vai pagar mais barato e terá as mesmas garantias de funcionamento, ou seja, nenhuma.

 

Caso tenha alguma dúvida poste abaixo, como não conheço muito bem o produto não posso ajudar muito, mas tentarei.

24 COMENTÁRIOS

  1. Olá comprei recententemente uma Akon 8.0 para Honda Civic 2014, O que está acontecendo que todos os botões da Central não funciona mais. Já fiz um Reset e uma restauração de fabrica, mas os botões físicos não voltaram a funcionar. O que mais posso fazer?

  2. A Aikon perdeu a plataforma android da Winca para a Pioneer (Booster). Só restou da Winca a plataforma windows para a Aikon que eles colocaram o nome de 5.0 e 5.0 plus, que possui as mesmas características da S90+ da Booster. A S90+ da booster possui qualidade superior a 5.0+ da Aikon, além de ser bem mais barata.

    Agora a Aikon está tentando correr atrás de uma fabrica Android para tentar recuperar o mercado, mas a Pioneer possui a S170 que é superior e mais barata que essa Aikon 8.0. Em breve a Pioneer trará a S190 com Android 7.1.

    O mercado está cada vez mais difícil para a Aikon….

  3. Reinaldo meu querido, bom dia.
    Eu trabalhei lá dentro, a Aikon ainda trabalha com Winca sim. Vou explicar o que acontece, a aikon sempre deteve a exclusividade na plataforma Wince, porém, quando o Android surgiu no mercado uma empresa concorrente no Paraguai fechou o contrato de Android. O dono da Aikon não achou um bom negócio e não quis correr atrás disso, foi o pior passo que ele deu. O S160 invadiu o mercado e a Aikon não pode comprar, pois a Pioneerinter tem o contrato de exclusividade mediante uma compra de 1500 peças por mês.
    Eles continuam com o S90, porém não podem comprar nenhuma plataforma Android. Então precisaram fazer as peças Android com outra fábrica. Espero ter colaborado com seu post.
    Forte abraço!

  4. Cara, comprei uma Aikon 8.0 pro meu renegade e fiquei decepcionado. São poucas opções de configuração. Os botoões do android não acendem, e se é ruim pra mexer no volume de dia, imagine de noite sem ver. Instalei um emulador de super nintendo e ao plugar um gamepad no usb, descubro que cima e baixo no controle está configurado pra passar e voltar música SEM CHANCE DE ALTERAÇÃO. A central é toda bloqueada e a senha não pega pra entrar em configurações extras. O layout parece ser cheio de bug com botões que não reagem, palavras que aparecem pela metade.. Achei que por ser android, seria totalmente ajustável ao meu gosto, mas ledo engano. Essa porcaria é toda travada.. 1800 reais jogados no lixo! Que minha namorada nunca leia isso, pois foi ela quem pagou.

    • Idem. Tive o mesmo problema, não desta forma toda, mas a questão dos botões não acenderem, e o microfone embutido não funcionar, para piorar os botões para fazerem funcionar/acionar o microfone ora ativa microfone do celular que o cara escuta e eu não, ora aciona (??) o microfone da multimidia e a pessoa do outro lado não me escuta mas eu sim, (o contrario) . Puxando os dados da multimidia descobri algo interessante, mas não resolve (estava procurando lugar para atualizar o firmware)

      Este é o processador dele: Allwiner A23 1,63 GHz
      ARM Cortex-A7 @ 1,63GHz
      Procurando pelo MAC Address da rede, achei isto, Fonecedor MAC Shenzhen Kezhonglong Optoeletronic Tecnology
      Enfim ainda não encontrei o “fabricante” da “coisa”, continuando em busca do firmware, na busca de resolver os problemas.

  5. Adquiri a central multimedia Aikon 8.0 (modelo i044D/100) para New Civic 07-11. Ao levar para o instalador, o mesmo me informou que sem o módulo à parte (vendido por ele) a imagem não apareceria na central multimedia. Esta informação procede?

    Ou este modelo é totalmente plug&play, através dos chicotes e acessórios que acompanham esta central.

    Aguardo uma resposta.

    Obrigado!