Um dos problemas que as pessoas tem ao instalar centrais multimídias é justamente em um dos itens mais fáceis, interferência na câmera de ré devido ao Canbus.

Pouca gente tem experiência em instalações, apesar de centrais multimídias já existirem no mercado nacional a muito tempo, muita gente ainda não entendeu regras básicas na hora da instalação.

Uma delas é a câmera de ré, todo mundo desconhece que carros mais modernos possuem o sistema de iluminação monitorado pela rede Canbus (pulso PWM), isto é, sabe aquele aviso de lâmpada queimada? Este sistema é quem detecta.

 

O Defeito

O problema surge quando o instalador alimenta a câmera de ré justamente no fio da lâmpada de ré. A interferência é parecida com a imagem abaixo:

Exemplo de Interferência na Câmera de Ré
Exemplo de Interferência na Câmera de Ré

Isso ocorre quando se liga a chave ou dê partida no carro.

A imagem falha ou a câmera de ré apresenta chuviscos. Isso quando funciona.



Quais Carros são Afetados?

Estou um pouco desatualizado em alguns carros, mas normalmente as interferências em câmera de ré aconteciam em veículos VW (Passat, Jetta, Golf), Audi (Todos), Mercedes (Todos), BMW (Todos) e mais outros modelos.

Conforme esta tecnologia avança mais veículos são incluídos. Por este motivo não é possivel afirmar em quais veículos ocorrem o problema.

 

Como resolver o problema?

Hoje em dia a maioria das centrais já disponibilizam um fio dedicado a alimentação da câmera, como os importadores não investem em estudo e conhecimento e muito menos manuais, pouca gente sabe destas opções, por exemplo:

Plug de Câmera de Ré

O conector amarelo é o fio Vídeo Composto e o Plug Preto o conector para alimentação da câmera de ré.

Neste caso, os conectores são fáceis de encontrar e toda loja deveria possuir. Aqueles menos caprichosos cortarão o conector, efetuando a ligação diretamente.

 

Outros Exemplos de instalação da Câmera de Ré

Existem diversas formas de ligar e evitar interferência na câmera de ré:

Uso de relé

Neste caso há a necessidade de uma alimentação limpa, por exemplo, o Positivo de alimentação da central multimídia ou a saída de alimentação da antena elétrica. Segue o diagrama:

Diagrama de Reles para ligação de câmera de ré

pino 86: Positivo da Luz de ré

pino 85: Aterramento

pino 87: Positivo direto, Alimentação do Rádio ou Saída de Antena Elétrica

pino 30: Alimentação da câmera de ré

pino 87A: Isole

O funcionamento é básico, ao acionar a ré os 12v da acionam a bobina do relé, fechando o circuito com o positivo direto e sem interferência do Canbus.



Uso de Filtro

Este é um dos mais fáceis, mas em muitas cidades poderá encontrar dificuldades.

Basicamente um Capacitor eletrolítico ligado em paralelo com o circuito resolve o problema, o ideal é usar um diodo para isolar o circuito do restante do carro.

Segue diagrama:

Filtro CANBUS para câmera de ré

D1 pode ser qualquer diodo retificador, ele esta ali isolando a parte elétrica do veículo

C1, Capacitor eletrolítico.

Caso queira adicionar um fusível ao circuito fique a vontade. Use de 0.5A

Já vi casos na internet de pessoas vendendo este filtro por até R$150 reais, o material gasto não passa de R$3,00, se for fazer “bonitinho”, não gasta R$10,00.

 

Alimentar na saída do Conversor Canbus

Para quem não tem experiência não recomendo essa ligação pois poderá queimar o decoder de Canbus da central multimídia.

Can bus decoder VW

Na ilustração, temos um Canbus da VW, entre o decoder e a central multimídia tem um fio que, quando acionamos a ré, ele envia um sinal de 12volts.

Lembre-se, esse fio esta entre o Canbus e a Central Multimídia e NÃO entre o Canbus e o conector que vai para o carro. Use um Multímetro para identifica-lo. NUNCA USE LAMPADA DE TESTE. 

Esse fio possui corrente suficiente para alimentar a câmera de ré, caso necessite de maior potência use um relé.

 

Conclusão

Agora já é possivel instalar a câmera de ré sem nenhum problema.

O caso da interferência é um exemplo, em muitos casos ela nem liga ou apresenta pequenos chuviscos.

Existem também casos onde, os técnicos ligam sensores de ré e eles não funcionam com o carro ligado. Se isso ocorrer faça a ligação por relé ou adicione o filtro.

Lembre-se, as dicas devem ser feitas por técnicos, não nos responsabilizamos por ligações erradas, tenha certeza do que esta fazendo antes de colocar em prática alguma dica. Use por sua conta e risco.

Caso tenha Dúvida RELACIONADA com o post, pergunte abaixo.

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