windows ce vs android

Muitas vezes essa duvida chega pelo blog, tenho uma central multimídia com Windows CE e gostaria de atualizar para Android, é possivel?

Primeiro precisamos entender o que é um sistema operacional.

Sistema operacional é o software ou programa mais importante executado em um dispositivo, normalmente computador. É com ele que executamos ordens ao processador. 

Com a grande “sede” dos usuários por mais recursos, exige-se cada vez mais de processadores, fazendo com que a cada ano novas tecnologias apareçam.

Windows CE

Normalmente as centrais multimídias usam o Windows CE 6. Essa versão é a que permite, por exemplo, o uso de espelhamento. Na versão anterior isso não é possivel.

Seu lançamento oficial ocorreu no inicio de 2007, 14 anos atrás. Um dos hardwares de central multimídia mais famosos possui o processador SIRF Atlas com velocidade de 500mhz. Alguns eram equipados com 256mb de memória RAM ou até 1gb, mas o mais comum era de 512mb.

O hardware mais atual que conheço, que usa como sistema operacional usa Mediatek MT3360 a 887mhz com 256 ou 512mb de memória RAM DDR3.

 

Requerimentos para o Android

A cada atualização o hardware é cada vez mais exigido, considerando que o ultimo Android “usual” seja a versão 5 (Lolipop), o ideal que essa plataforma  pede de hardware é:

Processador quad-core 2,3 GHz, Memória de 2gb (DDR3 ou superior) e resolução de 1920 x 1080 pixels.

São especificações muito além de qualquer central multimídia com Windows CE.

 

É possivel atualizar a central Multimídia de Windows CE para Android?

A resposta é não, mesmo que alguns hardwares sejam capazes de instalar versões mais antigas o sistema não teria utilidade pois a grande maioria dos aplicativos não são mais compatíveis.

A única central multimídia que conheci que era possivel isso era a S100 e S150 da Roadnav, com processador Samsung S5pv210, mas ela, nativamente, utilizava ANDROID 2.3, ou seja, totalmente incompatível com qualquer aplicativo, além de deixa-la extremamente lenta.

 

Lembrando que Android em central multimídia é uma adaptação, o correto seriam tecnologias destinadas ao uso automotivo, por exemplo, Automotive Grade Linux.

Artigo anteriorNova Atualização do Android Auto traz função de tela dividida
Próximo artigoComo desmontar o painel da Fiat Freemont ou Dodge Journey
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.