oxi sanitização

Tenho visto nos últimos dias matérias e propagandas afirmando que o processo de oxi sanitização elimina o Corona Vírus (Covid-19).

Muitas destas informações citam um estudo do Laboratório de Virologia Aplicada da  Universidade Federal de Santa Catarina. Afirmam que a UFSC emitiu laudos atestando a eficiência destes equipamentos.

 

O que é Oxi Sanitização?

É um processo de higienização muito usado para a remoção do mau cheiro ocasionado por fungos no sistema de ar condicionado.

É usado somente o gás ozônio através de um gerador conectado a energia elétrica.

 

Ao entrar no site da Universidade Federal de Santa Catarina encontrei uma nota datada de 13 de Abril de 2020, desmentindo qualquer laudo. A integra da nota pode ser lida aqui.

 

Resolvi pesquisar sobre o processo que usa ozônio onde muitos afirmam eliminar até 99% vírus, fungos e bactérias.

Durante as pesquisas encontrei poucas referências voltadas ao setor automotivo, mas uma delas achei bem interessante e gostaria de compartilhar.

 

Estudo sobre a desinfecção de sistemas de ar condicionado automotivo

Um estudo publicado por Malgorzata Golofit do CIOP (Central Institute for Labour Protection)

A maior eficiência de desinfecção foi observada na ozonização combinada com a aplicação manual de um desinfetante químico mais um desinfectante destinado a aparelhos de ultrassom.

Se usado somente o gás Ozônio, a diminuição de microrganismos  foi de aproximadamente 45,8% e 42,7%. A combinação acima resultou em um resultado de até 80,8%.

As espécies bacterianas mais prevalentes no ar das cabines de automóveis foram os cocos Gram-positivos (principalmente dos gêneros Staphylococcus e Micrococcus / Kocuria ) e as hastes Gram-positivas formadoras de endósporos do gênero Bacillus . Entre os representantes fúngicos mais comuns estavam os dos gêneros AlternariaAspergillusCladosporium e Penicillium.

Neste estudo foram utilizados 35 veículos equipados com Ar Condicionado e escolhidos aleatoriamente.

A aplicação do Ozônio ocorreu por 20 minutos a uma concentração de 14g/h. Os detalhes do estudo podem ser acessados aqui.

 

Voltando ao titulo desta matéria, o  Gás Ozônio na Oxi Sanitização elimina o Corona vírus [Covid-19]?

Não há estudo (que eu tenha encontrado) afirmando que a Oxi Sanitização elimina o Corona Vírus em qualquer nível.

Se considerarmos o estudo acima e IMAGINAR que o COVID-19 seja atingido pelo gás ozônio da mesma forma que os outros microrganismos, haverá somente uma diminuição que pode chegar até 45,8%, para valores acima disso há a necessidade de outros agentes químicos de limpeza.

A oxi sanitização pode ser um aliado na limpeza do veículo mas juntamente com outros agentes de limpeza.

Um fato interessante, alguns países ou estados (americanos) proíbem a comercialização de equipamentos geradores de ozônio, como é o caso da Califórnia.

Há também uma cartilha do Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade Brasileira de Ozonoterapia Médica (SOBOM) que é bem didática sobre o uso do gás ozônio no combate ao COVID-19, link aqui.

E por último, se alguma empresa afirmar que nos EUA existem equipamentos para desinfecção de equipamentos médicos usando o gás ozônio, cuidado. O FDA não autorizou nenhum equipamento deste tipo, link aqui.

Inscrição
Notificação
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments