Diariamente recebo inúmeros pedidos de informação para atualização do software e firmware de central multimídia baseada em Windows CE, mas primeiro vou explicar como funciona este sistema operacional.

 

Windows CE 6

É o sistema mais utilizado em centrais multimídia nos carros, o usam por um único motivo, estabilidade. É um dos sistemas mais confiáveis e estáveis que conheço, além de ser antigo. Diferente de um computador pessoal, o que vemos é uma criação do seu desenvolvedor e não uma criação da Microsoft, o “SKIN“, como é chamado, é a pele ou a parte visual do sistema. Nunca vc verá a verdadeira face do sistema operacional, sempre verá somente o SKIN.



Quando um chinês projeta uma central ele faz tudo pensando naquele produto ou raramente em algumas variações mas nunca, isso mesmo, NUNCA implementará ou pensará em atualizações em produtos já lançados.

Qualquer nova função será guardada para um futuro projeto. Isso vale para qualquer marca, seja ela Winca (Aikon), Roadrover (M1 e outras), Caska, alias, quase todas.

 

Defeitos

No momento que sua central apresenta um defeito, onde arquivos parecem sumir ou apresentam instabilidade devemos começar a investigar, problemas assim ocorrem em centrais Winca (AIKON) S90 onde o defeito é rapidamente corrigido (Hardware).

Centrais Winca (AIKON) S100 são um pouco mais complicadas, o processador central começa a ficar comprometido, mas ao tentar utilizar qualquer tipo de arquivo o diagnóstico fica comprometido e sua central apresentará um defeito mais grave no futuro, resumindo, Hardware.

 

Mitos sobre Atualização do Software

Mas uma das questões que mais recebo é  “o fulano de tal disse que é software” ou “o amigo do irmão do meu primo disse que resolveu com software”…

Pessoal, volto a afirmar, 99,99% dos defeitos em centrais não é software ou firmware ou qualquer outro tipo de arquivo que se possa atualizar. Os defeitos estão diretamente envolvidos com o HARDWARE em praticamente TODAS as centrais multimídia. Parem de procurar soluções que não resolvem seus problemas, pelo contrário, pioram.

Exemplo é uma central S60 que chegou recentemente aqui, com defeito no Touch Screen e a pessoa resolveu “atualizar” para “resolver” o problema, o orçamento dele que ficaria em R$240,00 saltou para R$380,00. Eu poderia simplesmente dizer que isso é bom pra minha empresa, gera mais lucro, em teoria sim mas como diz o ditado, se conselho fosse bom…

 

Quanto a aparência, a única central que permite novos SKINS e que foi preparada para isso é a Roadrover à partir da plataforma i9, se for de outra marca ou modelo, esqueça.



Outro ponto, evitem aventureiros, conheço muita gente que “conserta” central multimídia sem nenhuma estrutura e sem o devido conhecimento, cuidado.

 

Resumindo, tem firmware para minha central? Não

Tem software para minha central multimídia? Não

Tem Skin para minha central Roadrover i9? Sim, procure que tem na internet.

Inscrição
Notificação
818 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários